A transformação digital do governo é um tema prioritário nas maiores economias do mundo, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Mas ainda não no Brasil.
Para Eric Hutto, presidente sênior da Unisys, as eleições deste ano são uma oportunidade para mudar esse cenário. A digitalização pode tornar o governo mais eficiente, baixando custos e melhorando serviços, além de trazer mais segurança aos cidadãos.
“O desafio é como colocar esse tema de forma suficientemente prioritária na agenda política”, afirmou o executivo, em entrevista ao inova.jor. “O Brasil tem uma grande eleição em andamento. Ainda não sabemos onde vai dar, mas queremos falar com os principais candidatos e saber como podemos participar de conversas sobre o que eles vão fazer.”
Ele comentou a criação do Ministério da Segurança Pública: “Sei que segurança é uma prioridade, e estamos prontos para falar sobre temas como fronteiras e segurança da informação do governo”.
Impostos menores
Aqui no Brasil, o tema de transformação digital ainda está muito circunscrito ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações (MCTIC).
Recentemente, foi divulgada uma Estratégia Brasileira para Transformação Digital, ainda sem metas e cronogramas bem definidos.
Hutto afirmou que o esforço de mostrar a importância da tecnologia nas políticas públicas não é somente da Unisys, mas de todo o setor.
“A transformação digital reduz os custos do governo aos cidadãos, então os impostos podem ser menores”, apontou o executivo.
O movimento inicial não precisa vir, necessariamente, do governo federal. “Acho que algum Estado brasileiro pode decidir liderar esse movimento. Só precisamos que um Estado tenha sucesso para que outros também decidam fazer isso.”