Desenvolver as pessoas é estratégico na economia digital

Economia digital depende da capacitar as pessoas / Divulgação
Compartilhe

O sucesso na economia digital depende da gestão do conhecimento / Divulgação
O sucesso na economia digital depende da gestão do conhecimento / Divulgação

Vivemos na era da economia digital, da chamada Quarta Revolução Industrial, em que a automação foi acrescida de integração total das tecnologias digitais permeando todos os setores.

Ela é percebida na influência do e-commerce, no setor de serviços – os bancos digitais são um exemplo – e na indústria, chamada hoje de 4.0, com a introdução de robôs, sensores, big data e inteligência artificial aos sistemas de manufatura.

Mas toda essa revolução não acontece e nem se desenvolve se não nos atentarmos para a evolução do capital humano, que torna tudo isso possível.

Bem como nas outras três revoluções industriais, no passado também se temeu pelo que aconteceria com o mundo do trabalho.

Profissões, até então fundamentais, foram se tornando obsoletas.

Porém, o que vimos no curso da história é que cada uma das “revoluções” gerou oportunidades e novas competências profissionais.

Transformação da indústria

Paulo Alvarenga, da Thyssenkrupp / Divulgação
Paulo Alvarenga, da Thyssenkrupp / Divulgação

No percurso dessa transformação, além dos investimentos em novas tecnologias, é preciso refletir sobre uma questão chave: como estamos adquirindo e desenvolvendo as competências necessárias nas pessoas que vão atuar neste novo cenário?

Com a indústria 4.0, cria-se uma indústria de dados e as habilidades para operar nesse ambiente mudam significativamente.

Pesquisa recente divulgada pela consultoria McKinsey afirma que a demanda na Europa e nos Estados Unidos por atividades físicas e manuais vai reduzir em 30% na próxima década.

Por outro lado, a necessidade por habilidades tecnológicas deve aumentar em 50%. 

Big data, computação em nuvem, aprendizado de máquina e inteligência artificial, entre tantos outros avanços, são uma tendência irreversível.

Os profissionais e empresas que as dominarem saem na frente.

Assim, além de adquirir novas competências, é fundamental gerir o conhecimento e o capital intelectual existente nas empresas.

É preciso identificar as pessoas certas e investir na capacitação da mão-de-obra atual, bem como compreender as transformações e seus impactos nas equipes, considerando as diferentes faixas etárias e gerações.

Ou seja, não se trata apenas de contratar novos talentos portadores das habilidades tecnológicas necessárias a esta conjuntura.

O desenvolvimento do capital humano e a cultura empresarial caminham lado a lado e, por isso, é essencial exercitar a mentalidade e por em prática a educação continuada.

Os talentos dentro da empresa precisam ser encorajados a estudar novos conceitos e a aprender continuamente ao longo de sua vida, seja por meio do ensino formal ou por treinamentos estruturados na empresa.

Estímulo às pessoas

Para progredir neste ambiente 4.0 é preciso, ainda, criar um ambiente de estímulo ao empreendedorismo, ao compartilhamento do conhecimento e à criatividade dos colaboradores.

Estimular a competição saudável de ideias entre os funcionários e seu consequente reconhecimento – contando com o apoio irrestrito da alta liderança da empresa – é uma ótima maneira de incentivar as pessoas envolvidas no dia a dia do trabalho a encontrar soluções inovadoras para problemas internos ou para necessidades dos clientes.

O intercâmbio de informações com entidades além dos muros da empresa também é fundamental.

A cooperação com universidades e outras instituições de fomento à inovação, como iniciativas de inovação aberta e organizações de pesquisa nacionais e internacionais, é capaz de promover um networking valioso para alimentar o pensamento empreendedor e visionário de colaboradores e parceiros.

Ideias, networking, empreendedorismo, colaboração.

Ainda não inventaram um robô capaz de cumprir esses objetivos.

A dedicação e o trabalho humano continuarão sendo essenciais na economia digital.

Portanto, investir na educação e no treinamento das competências que são e serão necessárias nessa jornada da transformação digital é primordial para se criar valor e, de fato, aproveitar as oportunidades.

Rumo à economia digital

O grande desafio das empresas que estão aderindo e desenvolvendo a transformação digital reside na cultura empresarial.

O sucesso continuado ao longo dos anos tende a colocar a organização em zona de conforto, erodir a impetuosidade e a inovação disruptiva.

Isso traz uma certa miopia e maior resistência às mudanças.

Corre-se o risco de se tornar refém dos fatos bem-sucedidos no passado. Porém, para se transformar, muitas vezes é preciso renunciar aos elementos que trouxeram sucesso, a fim de poder abraçar os novos.

Não é fácil.

Sabemos que não necessariamente o que nos trouxe sucesso até agora é o que vai nos levar a diante.

Assim, a transformação cultural deve fazer parte da agenda da alta gestão de forma contínua e prioritária.

  • Paulo Alvarenga é CEO da thyssenkrupp na América do Sul

Compartilhe
Publicação Anterior

Como ter sucesso em projetos de inteligência artificial

Próxima Publicação

Como está a adoção de nuvem no agronegócio

Veja também

Criada há 11 anos, a 4Bio é especializada na venda de medicamentos especiais

‘Falhas fazem parte do processo de aprendizado’

Compartilhe

CompartilheNão existe momento bom ou ruim para quem pretende investir em seu próprio negócio – sempre haverá situações adversas. O segredo é estar muito bem preparado e atento às oportunidades que o mercado apresenta. Afinal, […]


Compartilhe

Como repensar a gestão e adotar a inovação

Compartilhe

CompartilheA constante troca de experiências com empresas de relevância no cenário brasileiro, no que tange aos centros de referência em inovação do Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral, sugere que há uma necessidade em […]


Compartilhe