A digitalização oferece respostas para problemas de mobilidade urbana em grandes cidades.
O novo episódio do inova.jor cast é uma conversa sobre o novo comportamento do consumidor e as vantagens na mobilidade inteligente.
O podcast traz semanalmente novidades sobre inovação, negócios e tecnologia. Ele está disponível no Spotify, Deezer, iTunes e SoundCloud.
“A digitalização trouxe mudanças significativas no transporte”, afirma Luciano Barbieri, vice-presidente de Digital Mobility da Alstom.
“Análise da imagem, IoT [sigla em inglês de internet das coisas], segurança da informação. Tudo isso traz novos benefícios ao consumidor”.
Assim, dentre tecnologias que podem mudar o dia a dia da mobilidade, está a introdução de um metrô mais inteligente.
Além disso, é possível ver quais vagões estão cheios. Ou fazer o trajeto completo para o usuário usando tudo à disposição. Seja trem, metrô, ônibus, patinete.
“O passageiro quer um domínio completo da jornada dele, como se fosse um Waze”, complementa Luciano Barbieri.
“Existe uma necessidade de uma visão maior, multimodal. É preciso uma visão de cidade inteligentes”.
Mobilidade conectada
Além disso, há um maior conforto na hora de encontrar o carro ideal, por exemplo.
A Webmotors, por exemplo, sentiu a transformação no processo de compra.
“Há 10 anos, o consumidor fazia nove visitas a lojas para comprar um carro. Hoje, ele vai duas vezes”, resume Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors.
Assim, atualmente, o portal do Webmotors conta com mais de 30 milhões de visitas mensais, com mais de 160 milhões de buscas.
Com essa quantidade de dados, a empresa está buscando aprimorar a experiência do usuário na busca pelo automóvel perfeito.
“Fazemos melhorias dentro da plataforma para encontrar dados e melhores sugestões”, diz.