O que o brasileiro sentiu na estreia da seleção na Copa

A estreia na Copa envergonhou o brasileiro, mas não o desmotivou de continuar torcendo / Lucas Figueiredo/CBF
Compartilhe

A estreia na Copa envergonhou o brasileiro, mas não o desmotivou de continuar torcendo / Lucas Figueiredo/CBF
A estreia da seleção na Copa envergonhou o brasileiro, mas não o desmotivou de continuar torcendo / Lucas Figueiredo/CBF

Apesar de os sentimentos positivos serem predominantes entre os torcedores brasileiros, a estreia da seleção na Copa da Rússia causou vergonha.
Pelo menos foi isso que a torcida expressou no Twitter. A AP/Exata analisou 440.716 tuítes entre os dias 14 e 17 deste mês, para identificar as emoções do Brasil antes e durante o jogo contra a Suíça.
Torcedor brasileiro sentiu vergonha / Fonte: AP/Exata
No início do jogo, o brasileiro estava bastante orgulhoso da Seleção, segundo a AP/Exata, com 61% de orgulho e 39% de vergonha.
A intensidade do orgulho atingiu 73% depois do gol do Brasil, com 26% de vergonha. Com o gol da Suíça, o sentimento se inverteu, para 53% de vergonha e 46% de orgulho.
Mas o sentimento positivo recuperou-se logo em seguida, para depois cair de novo ao fim do jogo, quando os torcedores perceberam que o empate seria o placar definitivo.
Depois do final da partida, a vergonha chegou a 61% e o orgulho caiu para 38%.
A estreia do Brasil na Copa fez o torcedor ficar pessimista / Fonte: AP/Exata
O resultado da estreia também fez o brasileiro ficar pessimista. Durante a maior parte do jogo, os sentimentos de otimismo e pessimismo ficaram bem balanceados.
Com o gol da Suíça, o pessimismo passou a predominar, intensificando-se depois da partida.
Torcedor começou o jogo esperançoso / Fonte: AP/Exata
O torcedor passou a maior parte do jogo esperançoso. No início da partida, a esperança predominava com 70%, frente a 30% de descrédito.
No fim da partida, os dois sentimentos eram equivalentes.

Motivação

“O jogo envergonhou o torcedor, mas não o desmotivou a continuar torcendo pela seleção”, escreveu Sergio Denicoli, responsável pelo estudo.
Segundo ele, os sentimentos de esperança/descrédito ficaram focados na estreia da seleção.
Quando expressaram otimismo/pessimismo, no entanto, os torcedores misturaram as impressões sobre o jogo com sentimentos em relação ao país como um todo, citando questões econômicas e sociais.
“E, nesse quesito, acreditamos que um bom desempenho do Brasil na Copa poderá dar aos brasileiros um pouco mais de ânimo em relação ao país, pois a esperança está ali, sempre presente”, completou.
Com presença em Vitória, Brasília e Braga (Portugal), a AP/Exata é uma startup que trabalha com inteligência artificial, monitoramento de redes sociais e netnografia (análise de informações em meios online).
Sua metodologia tem como base o modelo de análise de emoções proposto por Robert Plutchik, professor da University of South Florida. Os algoritmos da empresa conseguem identificar até 32 sentimentos.


Compartilhe
Publicação Anterior

Fundo BR Startups seleciona empresas para investimento

Próxima Publicação

Não há mais espaço para amadorismo em redes

You might be interested in …

Guilherme Marques, da Siemens Healthineers, e Cesar Ferreira Amorim, da EMG System, participam do programa Start Eldorado / Divulgação

Start Eldorado: Digitalização revoluciona a saúde

Compartilhe

CompartilheTecnologias como inteligência artificial e big data têm grande impacto no setor de saúde. Guilherme Marques, diretor de Imagens para a América Latina da Siemens Healthineers, e Cesar Ferreira Amorim, diretor-presidente da EMG System do […]


Compartilhe
Dirigentes da Saint-Gobain planejam visitar semanalmente as startups do Cubo / Divulgação

Quais são os planos da Bossa Nova Investimentos

Compartilhe

CompartilheFundada por Pierre Schurmann e João Kepler, a Bossa Nova já investiu em 16 startups neste ano, sendo oito brasileiras e oito norte-americanas. Sua carteira conta com 112 empresas investidas, avaliadas em mais de R$ 1 […]


Compartilhe
A aceleradora Wayra, associada a Abraii, passa a integrar o grupo da Anprotec / Divulgação

Fusão entre Anprotec e Abraii aproxima incubadoras e aceleradoras

Compartilhe

CompartilheA fusão entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimentos (Abraii) deve fortalecer o ambiente de empreendedorismo no País. Isso porque, juntas, […]


Compartilhe