A fusão entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e a Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimentos (Abraii) deve fortalecer o ambiente de empreendedorismo no País.
Isso porque, juntas, as associações criam uma rede completa formada por startups, aceleradoras, incubadoras, parques tecnológicos e investidores interessados.
Durante um ano e três meses, executivos das duas associações realizaram reuniões e assembleias no intuito de decidir se a fusão seria a melhor opção para ambas as organizações.
A resposta se deu em dezembro, quando a Abraii foi incorporada a Anprotec.
O fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo numa só associação foi um dos motivos que facilitou a fusão, diz Alex Jacobs.
O executivo acumula agora as funções de diretor de ambientes de inovação da Anprotec e de diretor executivo da Abraii, enquanto essa ainda não é extinta.
“Na prática, a partir de agora, quando for discutido uma política pública, norma ou qualquer assunto sobre inovação, aceleração e incubação não será mais necessário chamar as duas associações, mas só a Anprotec. Isso deve dar mais agilidade para as decisões”, acredita Jacobs.
Investimentos
A Anprotec conta agora com 366 associados. Dentre eles, 21 aceleradoras da Abraii, com forte característica de investimento.
“Faz parte da história da Abraii ter maior contato com o mundo empresarial. O caminho para a primeira rodada de investimento ficará menos difícil agora”, completa o executivo.